Banco de dados para informações sobre substâncias que suscitam preocupação em produtos (SCIP)

Banco de dados para informações sobre substâncias que suscitam preocupação em produtos (SCIP)

De acordo com a Diretiva da Gestão de Resíduos (WFD) da UE de 5 de janeiro de 2021, todos os produtos contendo substâncias perigosas precisam ser informados a um banco de dados fornecido pela Agência Europeia das Substâncias Químicas (ECHA). O banco de dados é chamado SCIP (substâncias que suscitam preocupação em produtos).

Somente os produtos contendo > 0,1% (porcentagem em peso) de substâncias que suscitam elevada preocupação (SVHC) na lista de candidatos de REACH (Autorização e Restrição de Substâncias Químicas) devem ser informados.

Esses componentes devem poder ser associados ao produto, para que as autoridades e os clientes finais possam ver quais componentes contêm substâncias perigosas em um produto.

A finalidade deste programa é substituir as substâncias perigosas pela transparência sobre o conteúdo e por escolhas informadas ao comprar produtos e garantir que essas substâncias não estejam presentes em produtos reciclados. 

Todos os importadores, fabricantes e distribuidores devem informar os produtos fornecidos na UE que contêm SVHC ao SCIP. Leia mais informações no site da Agência Europeia das Substâncias Químicas (ECHA) no link abaixo.

 

A Scania CV usará o novo portal baseado no código VIN para envio do ID de SCIP para cada veículo. 

 

Os distribuidores também devem informar o conteúdo de SVHC como um agente separado na cadeia de suprimento.

Para peças com SVHC que foram montadas após a fabricação, um novo relatório para o veículo montado deve ser enviado pelo agente que está lançando o veículo no mercado. Isso deve ser feito pelo encarroçador, concessionária ou distribuidor, dependendo do contrato comercial.